A estimativa significa que cada 100 pessoas infectadas no país contaminam outras 104
Por G1
A taxa de transmissão (Rt) do novo coronavírus (Sars-CoV-2) no Brasil está em 1,04, aponta o monitoramento do Imperial College de Londres, no Reino Unido, divulgado nesta terça (5), que leva em conta os dados coletados até a segunda-feira (4). Isso significa que cada 100 pessoas com o vírus no país infectam outras 104.
Pela margem de erro das estatísticas, essa taxa pode ser maior (Rt de até 1,26) ou menor (Rt de 0,92). Nesses cenários, cada 100 pessoas com o vírus infectariam outras 126 ou 92, respectivamente.
Os cientistas apontam que “a notificação de mortes e casos no Brasil está mudando; os resultados devem ser interpretados com cautela”.
Em novembro, a taxa de transmissão chegou a 1,30, a maior desde o fim de maio.
Simbolizado por Rt, o “ritmo de contágio” é um número que traduz o potencial de propagação de um vírus: quando ele é superior a 1, cada infectado transmite a doença para mais de uma pessoa e a doença avança.
Números no Brasil
O Brasil tem mais de 196,5 mil mortes por coronavírus e mais de 7,7 milhões de casos confirmados, segundo levantamento do consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.
O número de mortes é o segundo maior do mundo – atrás apenas dos Estados Unidos, que têm mais de 350 mil óbitos.
Foto: JN