O coordenador do Laboratório de Vigilância Molecular Aplicada da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Felipe Bezerra, afirmou, em entrevista à CNN nesta quinta-feira (10), que a vacina contra o novo coronavírus provavelmente diminuirá a possibilidade de reinfecção da doença, uma vez que vamos desenvolver os anticorpos do tipo IgG.
Por CNN Brasil
O Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira (10) o primeiro caso de reinfecção por Covid-19 no Brasil. O diagnóstico foi de uma profissional do sistema de saúde do Rio Grande do Norte.
“Estudos têm mostrado que nem sempre após um episódio de caso de Covid-19 a pessoa está produzindo os anticorpos IgG, que são os protetores. Então, na teoria, se você não produz o anticorpo IgG, você continua suscetível a uma nova infecção pelo Sars-CoV-2”, disse ele em entrevista à CNN.
Ainda assim, explica o especialista, somente durante a vacinação contra a doença que saberemos ao certo se estaremos protegidos de forma definitiva.
“Ao longo da vacinação vamos saber por quanto tempo a vacina vai nos proteger e se será necessário fazer uma revacinação semelhante ao que acontece com a influenza.”
Foto: Dado Ruvic/Reuters