Organização Mundial da Saúde afirma que isolamento físico continua sendo a melhor ação para diminuir a transmissão de Covid-19 pelo mundo. Mais de 8 mil pessoas já morreram até esta quarta (18)
Por G1
A Organização Mundial da Saúde voltou a afirmar nesta quarta-feira (18) que todos os casos suspeitos de coronavírus devem ser imediatamente isolados e testados. O órgão também defendeu que o isolamento social tem sido a ação mais eficaz até o momento para diminuir a transmissão do vírus.
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, pediu para os países continuarem cancelando eventos esportivos, culturais e qualquer outra atividade que concentre pessoas, assim como fechem locais como museus e cinemas. O diretor-geral indicou que “isolar, testar, tratar e localizar” todos os casos suspeitos de coronavírus deve ser uma estrategia mundial.
“Isolem todos os suspeitos” e “eduquem e empoderem suas comunidades”, recomendou Tedros. “Essas ações salvam vidas até que se desenvolvam uma vacina”, disse, citando casos de países asiáticos, como a China, que já conseguiram diminuir a transmissão do Covid-19.
O diretor executivo da ONU, Michael Ryan, também citou o caso da Alemanha, que tem conseguido diminuir a velocidade da transmissão no país. “Eles tiveram uma ação agressiva de testar todos os casos.”
Sobre o registro de morte de crianças, a OMS esclareceu que já foi observado o desenvolvimento de sintomas severos em crianças infectadas, e não somente em adultos e idosos, e que o registro de morte ocorreu na China.
A Organização informou que os casos de infecção no mundo por coronavírus já superaram a marca dos 200 mil, enquanto que os mortos já são mais que 8 mil. Cerca de 80% de todos os casos estão concentrados na Europa e na parte ocidental do Pacífico.
Foto: Salvatore Di Nolfi/Keystone/AP